COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


 Considere os itens abaixo sobre a política de garantia de preços mínimos, comercialização e estoques reguladores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) foi um dos principais instrumentos de política para os produtos básicos da agricultura brasileira.

(___) O objetivo central dessa política era a garantia de renda dos agricultores e a manutenção da oferta dos produtos agrícolas.

(___) Os cortes nas políticas de crédito e na PGPM começaram na década de 80 e se aprofundaram nos anos 90, com a predominância das políticas neoliberais dos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso.

(___) Com a abertura da economia, iniciaram-se as importações agrícolas, não obstante sob a existência de volumosos estoques públicos de alimentos. Isto se deve, em parte, ao privilégio que setores do empresariado agroindustrial passaram a ter na obtenção de matérias-primas para seus parques industriais, como foi o caso do trigo, do algodão e do leite, entre outros, desde o início dos anos 1990.

(___) Atualmente, faz-se necessário continuar um processo de recuperação dos estoques reguladores da Conab, com vistas a regular a oferta e, em conseqüência, os preços dos produtos agrícolas, principalmente quando eles se encontrarem altos.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, F, F, V.

Considere os itens abaixo sobre a pesquisa e assistência técnica, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) A pesquisa e a extensão já se revelaram fundamentais para a agricultura brasileira. O Brasil gasta hoje com pesquisa agropecuária menos do que gastava há alguns anos atrás.

(___) Atualmente, a Embrapa, a principal empresa pública de pesquisa agropecuária, está sendo remunerada pela iniciativa privada, mediante royalties. Isso a obriga desenvolver produtos que gerem retorno econômico imediato. Além disso, desenvolveram-se parcerias com empresas privadas, que, em última instância, utilizam-se das estruturas públicas e de pessoal qualificado para desenvolver seus projetos.

(___) Em termos de pesquisa para a agricultura familiar não se tem avançado muito.

(___) O MDA tem financiado o desenvolvimento de cultivares adaptado ao Nordeste do Brasil. Além de gerar variedades mais adaptadas, busca-se promover a preservação de recursos genéticos.

(___) É importante que a Embrapa destine, pelo menos, parte de seus esforços e seus recursos para desenvolver pesquisas voltadas para atender as demandas da agricultura familiar.

 

 


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.

Considere as afirmativas abaixo sobre aplicabilidade do conceito de cadeia produtiva, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.

(___) O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.

(___) Sob a ótica de cada participante, elemento da cadeia, a maior vantagem da adoção do conceito está no fato de permitir entender a dinâmica da cadeia, principalmente, na compreensão dos impactos decorrentes de ações internas e externas, respectivamente.

(___) No caso de ações internas pode ser citado o efeito decorrente da organização de agricultores em cooperativas. Isto geralmente imprime maior grau de competitividade para o grupo de associados.

(___) Nesta situação por meio das cooperativas os associados: Compram e comercializam insumos, armazenam e comercializam commodities, e beneficiam ou transformam matérias primas.

(___) Como ações externas podem ser citadas os impactos decorrentes, por exemplo, da: Alteração ou criação de alíquotas de impostos, Imposição de barreiras alfandegárias aos produtos destinados a exportação, normatização de procedimentos de classificação, Definição de exigências por parte do mercado consumidor quanto aos padrões de qualidades física, sanitária e nutricional.

 

 

 


V, V, V, V, V.


V, F, V, V, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, F, V.

Considere os itens abaixo sobre o MATOPIBA, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

 

(   ) Em busca de terras férteis e do sonho de mudar de vida, agricultores gaúchos deixaram tudo para trás em direção a uma parte pobre no Norte e no Nordeste. Anos depois, a saga transformou a região e consolidou a nova fronteira agrícola do Brasil: o Matopiba, sigla formada pelas iniciais de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

(   ) Herdeiros de pequenos pedaços de terra no Rio Grande do Sul, eles não olharam para trás. Colocaram tudo o que tinham em cima de caminhões, de galinhas a tratores, e rumaram milhares de quilômetros guiados pelo instinto em desbravar um novo Eldorado. Seguiram a saga dos antepassados italianos e alemães, que cruzaram o Atlântico em direção ao Brasil.

 

(   ) A primeira parada foi no oeste da Bahia, onde a logística e as condições eram menos árduas. No fim da década de 1980, um hectare na região era vendido por, no máximo, cinco sacas de soja – pouco mais de R$ 200, hoje. Na época, a mesma área no Rio Grande do Sul valia de 25 a 50 vezes mais.

 

(   ) Tudo era diferente, dos costumes à forma de trabalhar. Mas era preciso seguir em frente. Aos poucos, a dedicação fez brotar lavouras consistentes, e as áreas na Bahia se valorizaram. Os migrantes, então, perceberam que era possível ir além. A mais de 600 metros de altitude, no sul do Piauí, encontraram novas terras para a agricultura no fim da década de 1990. Subiram chapadões e enfrentaram resistência dos nativos, que os chamavam de “forasteiros” e “destruidores do cerrado”. Como resposta, diziam que não estavam ali para tirar nada de ninguém. E foram adiante.

 

(   ) No sul do Maranhão, a chegada dos produtores foi seguida da instalação de grandes empresas agrícolas, fazendo nascer um novo polo do agronegócio no Nordeste. Perto dali, no Tocantins, áreas inexploradas de cerrado deram lugar a imensidões de lavouras de milho e soja.


V, V, F, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, V, V, F, F.


V, F, V, V, V.

Considere os itens abaixo sobre as novas fronteiras agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) Das disputas territoriais envolvendo indígenas e, principalmente, os posseiros e os grileiros surgem os principais conflitos no campo, com recorrentes assassinatos e conformação das chamadas “terras sem lei”. Nesse entremeio, intensificam-se as atividades de remoção e comercialização ilegal de madeira oriunda de reservas florestais.

(___) A principal necessidade do meio rural atualmente envolve uma ação pública que de fato resolva os problemas do uso da terra no Brasil, controlando os conflitos e fiscalizando as fraudes, haja vista que mais da metade dos documentos de posse de terra no país é ilegal, conforme pesquisa realizada pelo geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira.

(___) Após mais uma super safra brasileira da cultura da soja, a pergunta que nos surge é: como fazer para manter estes índices? Ou superá-los? A resposta, invariavelmente, passará por tecnologia, investimento e conhecimento aplicado, garantindo um crescimento vertical da produção, ou seja, maior produtividade. Entretanto, em algumas regiões, ainda é possível o aumento da produção pela expansão horizontal, e aí chamamos de novas fronteiras agrícolas.

(___) A abertura de novas áreas para cultivo de grãos no Brasil sempre foi feita de forma desordenada e descontrolada, sem nenhuma regulamentação ou preocupação quanto a possíveis danos ambientais e sociais, e nem quanto à real aptidão das mesmas.

(___) Apesar de terem sido fundamentais para a economia nacional – e inclusive para manutenção de nossas fronteiras, com desenvolvimento territorial e social (vide Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), essas práticas não são mais aceitas atualmente, e apenas áreas com grande potencial agrícola e baixo passivo ambiental, podem ser consideradas fronteiras agrícolas utilizáveis.


V, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, V.

Quanto aos complexos agroindustriais é correto afirmar:


As empresas que atuam nos setores a montante e a jusante são poucas, organizadas em associações de interesses e interagem com um grupo amplo, homogêneo e disperso de produtores. Esta situação limita a capacidade de ações coletivas dos atores localizados no setor agropecuário.


Pelo menos teoricamente, os produtores rurais são os atores que dispõem de maiores recursos para negociar seus interesses no interior de uma cadeia, mesmo que essa negociação seja entendida como uma aliança estratégica.


Como um sistema agroindustrial se interrompe no setor a jusante, seria interessante observar que as relações que são estabelecidas entre este setor e os consumidores podem assumir a configuração de um mercado com traços de oligopólio.


Além de ocuparem posições privilegiadas no mercado e da possibilidade de se constituírem conglomerados empresariais, os atores sociais localizados nos setores a montante e a jusante não são amparados por eficientes estruturas administrativas.


A análise fundamentada na noção de cadeia, ao descrever o fluxo da produção de um bem, revela a possibilidade de existirem situações de mercado típicas de concorrência imperfeita.

Sobre a CONSTITUIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DOS CAIs NO BRASIL é correto afirmar:


A orientação do parque industrial brasileiro e o atendimento e viabilização do processo de modernização da produção agropecuária nacional não colaboraram para a distensão do mercado consumidor urbano e para a expansão na participação brasileira no mercado externo, estabelecendo relações, antes distanciadas, entre os setores da produção agropecuária e industrial.


Desde o início de sua evolução, as práticas agrícolas passaram por diversas transformações, mas, no século XXI, estas mudanças ocorreram de maneira mais intensa e agressiva em todas as suas formas, sejam elas devido aos níveis tecnológicos, de aplicação e emprego de capital ou pelas formas de trabalho aplicado.


As políticas econômicas promoveram a disponibilidade de crédito e de incentivo financeiro como o crédito rural e os incentivos fiscais. Com isto, o Estado brasileiro se retirou do papel de promotor fundamental do processo agroindustrial, sendo seu principal difusor junto à modernização agrícola e aprofundamento das relações entre o agro e a indústria através dos “pacotes” de política econômica e creditícia (SILVA, 1998).


No Brasil, a década de 90 foi marcada por importantes mudanças no setor agropecuário, onde o avanço técnico nas práticas administrativas e produtivas possibilitou o crescimento de uma rede extensa e complexa de organizações públicas e privadas em prol deste setor, formando o sistema de alimentos e fibras.


Assim como nos países desenvolvidos, o setor agropecuário brasileiro na década de 50, também passou por importantes mudanças, onde o avanço técnico nas práticas administrativas e produtivas possibilitou o crescimento de uma rede extensa e complexa de organizações públicas e privadas em prol deste setor, daí agribusiness, que traduzido, virou complexo agroindustrial (CAI) ou agronegócio.

Considere a Figura 1 que representa a cadeia do Complexo Agroindustrial e julgue as questões abaixo em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:

 

Figura 1. Representação da cadeia do Complexo agroindustrial.

 

Fonte: GONÇALVES JUNIOR (2012).

 

(___) A jusante da fazenda formou-se complexas estruturas e armazenamento, transporte, processamento e comercialização.

(___) Atualmente os complexos agroindustriais brasileiros desempenham uma significativa importância na economia do país, referindo-se a todas as instituições que desenvolvem atividades, no processo de produção, elaboração e distribuição dos produtos da agricultura e pecuária, envolvendo desde a produção e fornecimento de recursos, até que o produto final chegue nas mãos dos consumidores. Conforme mostra a Figura 1.

(___) A característica central da constituição dos complexos agroindústrias é a integração da agropecuária com outros ramos industriais

(___) Essa integração da agropecuária com a industria transforma-se em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).

(___) Amplia-se também a rede de serviços de apoio necessários ao funcionamento desse sistema, representado pela assistência técnica, pesquisa e desenvolvimento, pelos serviços bancários, marketing, transporte, bolsas de mercadorias e outros.

 

 

 


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, V, V.

Considere os itens abaixo sobre o conceito de comercialização agrícola, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) Numa visão mais limitada, a comercialização agrícola pode ser pensada como um simples ato do agricultor que consiste na transferência de seu produto para outros agentes que compõem a cadeia produtiva em que ele está inserido. Esta é uma visão tradicional da comercialização agrícola, definida pela transferência de propriedade do produto num único ato após o processo produtivo, ainda dentro ou logo depois dos limites da unidade de produção agrícola.

(___) A comercialização agrícola pode (e deve) ser entendida de forma bem mais abrangente, como um “processo contínuo e organizado de encaminhamento da produção agrícola ao longo de um canal de comercialização, no qual o produto sofre transformação, diferenciação e agregação de valor”.

(___) Em um enfoque mais atual, estes autores associam o conceito de comercialização à coordenação existente entre a produção e o consumo dos produtos agropecuários, incluindo a transferência de direitos de propriedade, a manipulação de produtos e os arranjos institucionais que contribuem para a satisfação dos consumidores. Trata-se de um conceito amplo, em que se atribui a essa atividade a função de transferir os produtos ao consumidor final, considerando a influência de todas as atividades nesse processo (produção agrícola, industrialização, transporte dos produtos, relações com o consumidor, etc.).

(___) Dessa forma, o conceito de comercialização distancia-se do conceito de simples venda dos produtos agrícolas (pós-colheita da safra, por exemplo), devido à sua amplitude e complexidade.

(___) Em síntese, a comercialização agrícola busca traduzir as características do conjunto de atividades e arranjos institucionais necessários para que os produtos cheguem até o mercado.

 


V, V, V, V, V.


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, F, V.

Considere os itens abaixo sobre comercialização de produtos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) Garantir o abastecimento nacional com alimentos de qualidade e assegurar ao produtor preços que permitam sua manutenção na atividade rural é um compromisso do Ministério da Agricultura.

(___) A cada safra, as diretrizes da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) são coordenadas, elaboradas, acompanhadas e avaliadas para garantir segurança alimentar e a comercialização dos produtos agropecuários.

(___) O financiamento da estocagem, a armazenagem, a venda de estoques públicos de produtos agropecuários e a equalização de preços e custos são alguns dos mecanismos de que o ministério se vale para garantir abastecimento e comercialização.

(___) Toneladas de produtos agrícolas excedentes podem ser comercializadas, por meio de leilões eletrônicos monitorados pelo governo, de forma a abastecer regiões deficitárias e, ao mesmo tempo, garantir aos produtores um preço que lhes permita manter-se na atividade rural.

(___) A comercialização agrícola tem um papel fundamental na economia, pois vincula o setor produtivo e o consumidor final. O encaminhamento organizado da produção agrícola permite que os consumidores finais obtenham produtos com as características desejadas.


V, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.


V, F, V, V, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, F.

Páginas: 1234567